Quando o planeta já não mais podia suportar a humanidade, uma luz brilhou no horizonte e subiu aos céus.

quinta-feira, 14 de agosto de 2008

6. Caminhar



Uma vez li em um livro que caminhar faz bem. Mas acho que quem escreveu vivia numa cidadezinha, toda de ruas perfeitamente asfaltadas, cujas calçadas eram forradas por flores e folhas caídas das imensas árvores e ressecadas pelo sol de outono, e cujo maior perigo era torcer o pé ou ter caimbras. Enquanto eu, em minha humilde posição, caminho a duas semanas ininterruptas sobre neve fofa, dormindo em buracos de gelo e terra, racionando pedaços cada vez mais apodrecidos de carne seca, bebendo neve - certamente contaminada - derretida, esperando pela próxima matilha de lobos famintos encontrar meu rastro e sair em uma nova e interminável caçada a minha carne "fresca".

Eu gosto de caminhar, admito. Gosto de sonhar enquanto ando, de imaginar o que havia no lugar daquela camada de neve e destroços antes da Explosão, de quantas pessoas foram felizes ali e de quantas um dia poderão ser. Não penso em minha própria felicidade, ou ao menos não costumo pensar. Prefiro planejar o próximo passo a seguir, imaginar o próximo problema a enfrentar, inventar a próxima refeição a fazer ou temer a próxima noite a chegar. Não que eu duvide que um dia minha felicidade possa chegar, mas para alguém que conhece o mundo apenas desse jeito, é difícil imaginar o que a felicidade poderia ser. Talvez fosse ter uma casa, uma companheira, madeira para alimentar o fogo, uma ou duas vacas e um poço de água não-contaminada. Ou quem sabe ter uma fortaleza, armas e munições, alguns capangas, mulheres para se divertir e procriar, pessoas para escravizar e inimigos para matar. Ou ainda ter um rifle, um cachorro e nada a perder.

Eu nunca soube, e talvez nunca saiba, o que é felicidade. Sei apenas que não me importo com isso. E continuo caminhando, sem nada a perder. Porque uma vez eu li em um livro que caminhar faz bem.

Um comentário:

Felipe de França disse...

É manolo!

Caminhar faz bem, ainda mais que parado vc corre o risco de ser trucidado, esfolado, congelado, sodomisado,etc.

Caminhar faz bem sim!
heehehehe!

Muito bom o conto